A Experiência do ensino de filosofia feminista com uma perspectiva decolonial na educação popular em Florianópolis (SC)

  • Jeane Adre Rinque
Palavras-chave: educação popular, filosofia feminista, decolonial

Resumo

O objetivo da presente proposta é apresentar a experiência de educação popular no âmbito do Projeto Educação Comunitário INTEGRAR, fundado em 2011 em Florianópolis, uma iniciativa de professoras(os) voluntários reunidos com o propósito de uma educação consciente, crítica e cidadã junto a populações de periferia. O objetivo é uma prática de ensino de filosofia que introduz conceitos filosóficos também abordados por filósofas, dentro do programa das aulas na grade geral de ensino do projeto. A finalidade é dar visibilidade a filósofas e suas teorias, bem como analisar e recontar através de uma gramática filosófica (IRIGARAY, 2017;2018). Dentro de uma perspectiva decolonial (SPIVAK, 2010) que existe a possibilidade de discutir nossa colonialidade a partir de uma epistemologia feminista que está sempre em construção. Nesse caminho, o objetivo das aulas tem sido dialogar e refletir a partir de um pensamento com perspectiva de gênero construído a partir da leitura crítica de autores e temas considerados clássicos, apresentando autoras que igualmente abordam as diferentes temáticas, o que traz à sala de aula diferentes compreensões de mundo, uma vez que as contribuições das mulheres sempre estiveram presentes na história da humanidade, mas essa história sempre foi contada e escrita com uma visão da história hegemônica. Com isso a mulher e sua imagem foi castrada no período histórico, sem ter a chance de mostrar suas habilidades. Na perspectiva Freiriana (Freire,1987), a experiência aponta rumos a partir da metodologia de trocas de saberes com o(a)s estudantes. Com isso podemos contribuir para a construção de um pensamento e uma epistemologia rumo a autonomia e emancipação das mulheres.

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Publicado
2021-01-20
Seção
Anais do VI Simpósio Gênero e Políticas Públicas