EDUCAÇÃO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: ESTUDO DESCRITIVO DAS ATIVIDADES DO ANO DE 2022

  • Isadora Pietra Enomoto Cassu Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Ana Luísa Faustino Ono Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Eduardo Vicente Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Luiza Borges Leal Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Dêmely Biason Ferreira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Thainara Padilha da Silva Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Fernanda da Silva Floter Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Capacitação em serviço, Educação continuada, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde

Resumo

Introdução: A educação em saúde no ambiente hospitalar é de extrema valia, visto que no contexto atual, novas evidências, tecnologias e atualizações de rotinas surgem cada vez mais rápidas. Com isso, o setor de educação continuada de uma instituição representa um papel imprescindível na atualização do profissional e consequentemente no aperfeiçoamento do cuidado ao paciente. Objetivo: Descrever as capacitações profissionais que ocorreram em um hospital universitário público no ano de 2022. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e transversal, a partir de dados secundários do sistema de gestão de pessoas de um hospital universitário público na região norte do Paraná de janeiro a dezembro de 2022. Resultados: Entre janeiro a dezembro de 2022, o setor de Ensino do hospital em estudo ofertou 449 capacitações, totalizando 9307 participantes, incluindo alunos de curso técnico e graduação, residentes e equipe multiprofissional. No total, foram registradas 22288 horas de treinamentos, o que gera um valor de 2,39 horas de treinamento por participante. Cabe salientar que dentro deste número, também houve a participação do mesmo colaborador em mais de uma capacitação. Os treinamentos ocorreram tanto como educação permanente, de acordo com as necessidades do processo de trabalho. Ou então, como educação continuada, de forma a dar ampliação da formação ao trabalhador, envolvendo atividades de ensino com duração definida. Ademais, todo profissional recém-admitido da enfermagem recebeu a capacitação admissional. Os mais de 150 temas ministrados abrangeram tanto capacitações das rotinas institucionais, ensino de novas tecnologias e atualizações, assim como eventos institucionais. Destaca-se outubro como mês com mais treinamentos, foram 85 cursos, com 1471 participantes e 2667 horas de capacitação. Conclusões: Apesar da instituição em estudo ser um hospital escola, com grande rotatividade de acadêmicos da área da saúde e da equipe multiprofissional na assistência ao paciente, conclui-se que as capacitações tiveram adesão significativa, o que pode representar papel importante no processo de redução dos riscos em saúde e consequente melhoria da segurança do paciente.

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Publicado
2023-07-18