IMPLANTAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA EM UM HOSPITAL SECUNDÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Mayla Rodrigues Valadão Borges Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Thiago Aparecido dos Santos Quadros Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Aline Aparecida Oliveira Moreira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Luciana Cogo Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Naiara Barros Polita Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Silvana Verlingue Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Paula Graziela Pedrão Soares Perales Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Silvana Ferri Fecchio
  • Juliana Vicente de Oliveira Franchi Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Renata Perfeito Ribeiro Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumen

Introdução: O processo de auditoria de enfermagem é uma ferramenta de gestão que tem como finalidade avaliar a qualidade da assistência prestada ao paciente. Identificando áreas deficientes do serviço, fornecendo dados concretos para que decisões sejam tomadas em relação à rentabilidade das instituições de saúde e gerência de seus custos e qualidade da assistência prestada, sempre com o maior objetivo a segurança do paciente. Objetivo: Relatar a experiência de auditoria concorrente, realizada por residentes de Gerência dos Serviços de Enfermagem. Metodologia: Relato de experiência sobre o processo de auditoria concorrente que foi conduzido por residentes de gerência em um hospital secundário do Norte do Paraná, no período de três semanas no mês de abril de 2023. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento do tipo Check-list elaborado pela instituição para avaliar os diferentes fatores no que tange ao controle de infecção hospitalar, atendimento ao paciente, gestão de recursos humanos, segurança do paciente e gestão de riscos. Resultados: Foram auditados sete setores, e encontrou-se que: ausência de pulseiras de identificação em pacientes internados (28,7%), identificação de periféricos (35,8%), escalas de soro (29,6%), sondas, cateteres e drenos (40%) e há um déficit na conferência e checagem dos carrinhos de emergências (87,5%). Estes resultados exprimem uma falha existente na assistência prestada ao paciente, tornando-se um risco e/ou agravo ao indivíduo que necessita de um cuidado em saúde dentro da instituição. Conclusão: Com os resultados finais após o processo de auditoria, foi realizada uma reunião para apresentação dos dados para as chefias imediatas que formam a atual gestão hospitalar. Para definição de medidas efetivas com dados fidedignos para o cuidado com a segurança do paciente, além da realização de educação continuada durante a assistência prestada e treinamentos. Para os residentes envolvidos traz o aprendizado sobre o tema e como pode ser melhorado o cuidado prestado nas instituições hospitalares por meio da gestão em enfermagem.

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Publicado
2023-08-20