A indisponibilidade da informação estatística e a invisibilidade da população em situação de rua no campo das políticas sociais

  • Afrânnia Hemanuelly Castanho Duarte Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Eliezer Rodrigues dos Santos Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Líria Maria Bettiol Lanza Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: População em situação de rua, Censo demográfico, Londrina, Política Social

Resumo

Este estudo discute o imperativo do recenseamento da população em situação de rua junto ao Censo Demográfico Nacional, garantindo as metodologias necessárias para respeitar as especificidades dessa população não domiciliada. Para isso, desenvolvemos
uma pesquisa bibliográfica utilizando um referencial teórico fundamentado no campo crítico e com base no Relatório da pesquisa com a população em situação de rua realizada em Londrina PR. Pontuamos que a falta de cobertura estatística dessa população tem contribuído com sua invisibilidade histórica nas disputas políticas tanto pelos recursos do fundo público como nas prioridades da agenda das políticas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Afrânnia Hemanuelly Castanho Duarte, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Eliezer Rodrigues dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente social na Prefeitura Municipal de Londrina. Mestre e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Líria Maria Bettiol Lanza, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Publicado
2024-01-10