Políticas de enfrentamento às violências contra as mulheres do campo e da floresta e o cenário pandêmico por Covid-19 (Sars-COV-2)

  • Fabricia Santina de Oliveira Carissimi Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
Palavras-chave: Violências, mulheres do campo e da floresta, Covid-19

Resumo

Violências contra as mulheres é fenômeno multifacetado existente no movimento sócio histórico da sociedade, e que, as do âmbito doméstico e familiar, destacaram-se durante pandemia de Covid-19 (Sars-COV-2). Este artigo objetiva discutir especificamente sobre as violências acometidas às mulheres do campo e da floresta com levantamento das principais ações estatais para o enfrentamento, e reflexões na perspectiva feminista, de gênero e do patriarcado, no contexto capitalista. Observamos políticas de enfrentamento às violências bastante limitadas, que também denotam contradições e desconstrução de direitos na esfera pública, e o desafio permanente para construção de uma sociedade livre, justa, equitativa e sem violências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricia Santina de Oliveira Carissimi, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Assistente Social do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), doutoranda em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Publicado
2022-12-31