Insegurança alimentar no Brasil e gênero: reflexões para o debate

  • Joyce Sampaio Neves Fernandes Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Liliane Moser Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Insegurança alimentar, gênero, fome, direito humano à alimentação

Resumo

Este trabalho é fruto de revisão bibliográfica referente às temáticas gênero e insegurança alimentar. Neste sentido, seu objetivo é refletir sobre a ausência do direito humano à alimentação adequada no Brasil e a maior incidência da fome em domicílios chefiados por mulheres. A partir do levantamento de dados evidenciou-se que há um desigual acesso aos alimentos entre homens e mulheres na América Latina. Na realidade brasileira a fome é multifacetada, ela tem cor, raça, etnia, gênero e território. Conforme os dados, são as mulheres negras, nortistas e nordestinas que apresentam maiores índices de insegurança alimentar, reflexo da desigualdade sócio-histórica do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Sampaio Neves Fernandes, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (2017). Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS)

Liliane Moser, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina

Assistente Social. Doutora em Serviço Social (PUC/SP). Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Sociedade, Família e Política Social (NISFAPS) e da Rede de Pesquisa Família e Política Social (REFAPS)

Publicado
2022-12-31