A pandemia como sinalizador de afastamento escolar de crianças e adolescentes: repercussão na vida e cidadania de populações carentes

  • Agatha Nunes Centro Universitário de Barra Mansa
  • Maria Cristina Alves Delgado de Ávila
  • Iohana Viana Araujo Centro Universitário de Barra Mansa
  • Kaline Faria de Jesus Centro Universitário de Barra Mansa
Palavras-chave: pandemia, Brasil, questão pedagógica, evasão escolar, intervenção política

Resumo

O presente estudo possui como objetivo principal apresentar dados sobre como a pandemia no Brasil impactou diretamente no processo ensino aprendizagem. Através de uma leitura qualitativa de revisão bibliográfica, pode-se perceber uma série de influências dadas pela questão pandêmica na vida de crianças e adolescentes, principalmente, para aqueles que fazem parte da comunidade carente. Por meio de uma análise descritiva e exploratória, foi tido como conclusivo o fato de que existe a necessidade de uma intervenção política para melhoria do estado atual em que se encontra a situação, até precária, da educação brasileira, destacada por evasões escolares e desistências da continuidade na alfabetização, o que representa um retrocesso no cenário brasileiro.

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Biografia do Autor

Agatha Nunes, Centro Universitário de Barra Mansa

Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa do Direito do UBM, discente do curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa, na UBM

Maria Cristina Alves Delgado de Ávila

Professora do Centro Universitário de Barra Mansa, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Direito da UBM

Iohana Viana Araujo, Centro Universitário de Barra Mansa

Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa do Direito do UBM. Discente do curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa, UBM

Kaline Faria de Jesus, Centro Universitário de Barra Mansa

Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa do Direito do UBM. Discente do curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa

Publicado
2022-12-31