O cinema na abordagem educativa da questão agrária e racial: reflexões à luz da animação Pocahontas

  • Ariel Pereira da Silva Oliveira Universidade Nacional de La Plata (UNLP)
  • Ideni Terezinha Antonello Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Espaço agrário, Geografia, cinema infantojuvenil

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a potencialidade da linguagem cinematográfica no processo de ensino-aprendizagem referentes a temas ligados à questão agrária e racial, a partir de uma abordagem inter-relacionada. Quanto a dimensão racial, vale a pena ponderar que com a promulgação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que versam sobre a obrigatoriedade do ensino história das populações afro-brasileiras e Indígenas, o tema deixou de ser opcional assumindo status substancial. Essa reflexão se justifica pela importância de pensar em estratégias, recursos e metodologias diferenciadas, para fomentar debates de temas complexos de forma lúdica e convidativa sem prescindir da sua complexidade. Para tanto, realizou-se a análise fílmica de “Pocahontas”, animação da Disney lançada em 1995, com intuito de mapear pontos passíveis de debate, de modo a proporcionar um campo fértil para a construção da criticidade dos discentes acerca de supracitados problemas estruturais, historicamente agravados na sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Ariel Pereira da Silva Oliveira, Universidade Nacional de La Plata (UNLP)

Licenciado e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutorando em geografia pela Universidade Nacional de La Plata (UNLP)

Ideni Terezinha Antonello, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Prof.ª Dr.ª Associada da Graduação e Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Publicado
2022-12-31