Decolonialidade e mulheres negras: Resistência histórica e disputas narrativas

  • Marivânia Conceição Araújo Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM)
  • Débora Cristina Sampaio do Valle Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (PGC)
  • Caroliny de Souza do Nascimento Cardoso Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (PGC/ UEM)
  • Amanda Salomão Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes
  • Priscila Betania Pereira Universidade Estadual do de Maringá (PGC/UEM)
Palavras-chave: Mulher Negra, decolonialidade, interseccionalidade, narrativas negras

Resumo

Este artigo propõe refletir sobre elementos da decolonialidade e disputas narrativas. Observa-se a resistência e luta das mulheres negras, cujas vidas foram atravessadas por inúmeras opressões, se fortalecem enquanto sujeitos coletivos sobre vivências e escrevivências. Objetiva retratar a decolonialidade como projeto ativo de resistência em contraponto a história contada e institucionalizada no imaginário social das populações contemporâneas, discutindo a condição de existência e resistência das populações negras, com ênfase na mulher negra. Trata do conceito de interseccionalidade como balizador das estruturas narrativas de mulheres negras que em movimento intencionam ocupar espaços e enegrecer a discussão acadêmica de construção de
conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marivânia Conceição Araújo, Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM)

Professora titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM), Coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros da instituição (NEIAB/UEM). Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). mcaraujo@uem.br. Marivânia Conceição Araujo (0000-0002-0580-0109) (orcid.org)

Débora Cristina Sampaio do Valle, Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (PGC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá(PGC). Assistente Social graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Comunicação Popular e Comunitária e Gestão em Saúde (UEM). Membra do Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques - IMNEAM e da Rede de acolhimento de Mulheres Nenhuma a Menos. deboravalle1203@gmail.com pg403324@uem.br Débora Valle (0000-0003-0173-5650) (orcid.org)

Caroliny de Souza do Nascimento Cardoso, Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (PGC/ UEM)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (PGC/ UEM). Graduada em Serviço Social pela FAFIPA/PR, especialista em gestão em serviço social, responsabilidade social e sustentabilidade e neurpedagogia na educação. pg403322@uem.br. Caroliny Souza Nascimento Cardoso (0000-0002-7957-4247) (orcid.org)

Amanda Salomão, Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes

Graduação em Design de Moda - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018), graduação em logística - Universidade de Mogi das Cruzes. INTERESSES DE PESQUISA: o fenótipo da mulher negra retinta, padrões de beleza, mestiçagem, cabelo crespo e política de embranquecimento, mulherismo africana, economia politica etc. Atualmente trabalha como docente do curso técnico da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes e num projeto sobre emancipação e empoderamento da mulher negra.amandalopesouza@gmail.com https://orcid.org/ 0000-0001-7353-3009

Priscila Betania Pereira, Universidade Estadual do de Maringá (PGC/UEM)

Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do de Maringá (PGC/UEM), pós-graduada em Gerenciamento de Departamento de Pessoal pela Universidade Cidade Verde (UNIFCV), graduada em Administração pela Universidade Paranaense (2013) e Curso em Processos Gerenciais pela Universidade Paranaense (2009). Atualmente é Docente da Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (FACEC), possui mais de quinze anos de experiência em desenvolvimento humano em empresas nacionais e multinacionais. pg403334@uem.br Priscila Pereira (0000-0002-6209-1812) (orcid.org)

Publicado
2022-12-31