As particularidades da gestão em serviço social na alta complexidade de saúde pública brasileira e os impactos da pandemia de covid-19

  • Thalissa Santana Salsa Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Gestão, Serviço Social, Pandemia, Saúde Pública

Resumo

artigo científico tem como objetivo retratar a funcionalidade da gestão em serviço social em hospitais de nível terciário no Brasil e o seu enfrentamento com a pandemia de COVID-19 iniciada no país em março de 2020, doença que vem apresentando casos e mortes até os dias atuais. O Sistema Único de Saúde (SUS) foi iniciado na década de 90 no Brasil e encara diversos desafios com a política neoliberal que assola os espaços da frágil população brasileira. Os princípios da lei orgânica da saúde possuem embates na prática, visto que a política neoliberal não tem o intuito de universalizar a saúde, conforme prega a Constituição de 1988. Será explorado neste artigo o assistente social como gestor e a correspondente autonomia relativa (exercida) entre a instituição e os usuários, além da abordagem em termos de gestão na alta complexidade do período da pandemia de COVID-19.

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Biografia do Autor

Thalissa Santana Salsa Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Assistente Social, atualmente Residente Multiprofissional em Clínica Médica no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Especialista em Gestão de Projetos Sociais e Serviço Social e Graduada em Serviço Social

Publicado
2024-01-13