O “lugar” da disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico- Metodológicos do serviço social nos currículos das escolas públicas do Paraná

  • Kathiuscia Aparecida Freitas Pereira Coelho Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Débora de Souza Miranda Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Mariana Pelozo Coluccini Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Nathália da Luz Ferraz Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Vitória Cunha Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Fundamentos do Serviço Social, Formação Profissional, Diretrizes Curriculares da ABEPSS

Resumo

O presente artigo é parte de estudos realizados em projeto do pesquisa “A disciplina de fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social na formação profissional: uma análise a partir das universidades públicas do PR, cujo objetivo é identificar o “lugar” desta(s) disciplina(s) na matriz dos Projeto Pedagógicos dos cursos pesquisados, a partir da análise da carga-horária, período e conteúdo das ementas. A pesquisa de natureza qualitativa realizada por meio de revisão bibliográfica e documentos permitiu constatar que os cursos de Serviço Social empreendem esforços para contemplar os conteúdos propostos na disciplina de FHTM das Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996.

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Biografia do Autor

Kathiuscia Aparecida Freitas Pereira Coelho, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Educação pela Unesp campus de marília e doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina Docente do curso de Serviço Social na Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Projeto de Pesquisa “A disciplina de fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social na formação profissional: uma análise a partir das universidades públicas do Paraná

Débora de Souza Miranda, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Membro do projeto de pesquisa

Mariana Pelozo Coluccini, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Membro do projeto de pesquisa

Nathália da Luz Ferraz, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina. Membro do Projeto de Pesquisa

Vitória Cunha, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina. Membro do Projeto de Pesquisa

Publicado
2022-12-31