A formação profissional de trabalhadores/as sociais no Paraguai: a proposta de formação da Carreira de Trabalho Social na Universidade Nacional de Assunção (UNA)

  • Lorena Ferreira Portes Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Melissa Ferreira Portes Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Fernanda Rafaela Ferreira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Thalita Policarpo Raithz Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Trabalho Social, Formação Profissional, Paraguai, Plano Curricular

Resumo

O artigo tem por finalidade apresentar sínteses dos estudos sobre a formação de trabalhadores/as sociais no Paraguai. Discorremos sobre o Plano Curricular atual da Carreira de Trabalho Social na Universidade Nacional de Assunção (UNA). A construção deu-se através de revisão de literatura e de pesquisa documental. Os aspectos levantados foram: áreas acadêmicas, objetivos da formação, perfil a ser formado, componentes curriculares e organização curricular. Os componentes curriculares explicitam uma direção analítico- interventiva, fomentando uma formação teórica, que prime pela defesa dos direitos humanos e sociais e que subsidie a intervenção profissional na elaboração, execução e avaliação no campo das políticas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Ferreira Portes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Serviço Social e Política Social (UEL) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação Profissional em Serviço Social (GEPFOR)

Melissa Ferreira Portes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Serviço Social e Política Social (UEL) e coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Formação e o Trabalho Profissional em Serviço Social (GEFORT)

Fernanda Rafaela Ferreira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Discente de graduação do Curso de Serviço Social da UEL. Participante do GEPFOR e do GEFORT

Thalita Policarpo Raithz, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Discente de graduação do Curso de Serviço Social da UEL. Participante do GEPFOR e do GEFORT.

Publicado
2022-12-31