Ocupação das escolas estaduais: ação direta no enfrentamento às contrarreformas neoliberais na Educação

  • Júlia Bruschi dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Rozinaldo Antonio Miani Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Movimento secundarista, ocupação das escolas, ação direta, ensino médio, contrarreformas

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo analisar o movimento de ocupação das escolas estaduais no Brasil, em 2016, como uma resposta dos jovens secundaristas contra as medidas propostas pelo governo federal. Para tanto, discorreremos sobre o caráter burguês do Estado e apresentamos as principais características do referido movimento. A partir de pesquisa bibliográfica e de revisão de literatura verificamos que o sistema do capital vem procurando novos campos de lucratividade e que o Estado tem sido fundamental na mercantilização das políticas sociais, mas que, por sua vez, a sociedade expressa suas reações se utilizando, inclusive, da ação direta como estratégia.

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Biografia do Autor

Júlia Bruschi dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Discente no Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Rozinaldo Antonio Miani, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Departamento de Comunicação e do PPGSER/UEL. Coordenador do PPGCom/UEL. Doutor em História. Pós-doutor pela ECA/USP

Publicado
2024-01-15