A importância dos movimentos e lutas sociais na conjuntura de dominação/exploração imperialista latino-americana na contemporaneidade

  • Aliceane de Almeida Vieira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Geraldo Medeiros Júnior Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Palavras-chave: Imperialismo, Dependência, Movimentos sociais, Lutas sociais, América Latina

Resumo

Os movimentos e lutas sociais latino-americanas nas contradições e crises da sociedade capitalista contemporânea configuram-se como produto das lutas de classes, por direitos, políticas públicas e justiça social sob a dominação do imperialismo e dependência. Objetiva-se compreender o papel dos movimentos e lutas sociais na conjuntura de exploração imperialista na América Latina na contemporaneidade. O presente estudo é resultante de pesquisa bibliográfica e à direção teórico-metodológica adotada no materialismo histórico-dialético. A realidade estudada demonstra novos processos de luta e resistência, mobilizações populares têm ocorrido na região, com ciclos de protestos ocorridos nos principais países da América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aliceane de Almeida Vieira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Geraldo Medeiros Júnior, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto do Departamento de Administração e Economia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Publicado
2024-01-15