Socioeducação e vulnerabilidade social: confluência perversa revelada pela produção teórica recente do serviço social brasileiro em periódicos científicos da área

  • Marjory Furlan Rueda Prefeitura Municipal de Castro-PR
  • Silmara Carneiro e Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Palavras-chave: Socioeducação, Vulnerabilidade Social, Políticas Públicas, Rede Socioassistencial, Serviço Social

Resumo

Esse trabalho possui como objetivo verificar em periódicos da área do Serviço Social, do ano de 2017 a 2019, se as expressões de vulnerabilidade social estão presentes nos artigos de socioeducação. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica sistemática. Concluiu-se que o público do sistema socioeducativo é permeado de vulnerabilidades sociais. O sistema pune e responsabiliza, na maioria das vezes, adolescentes que vivenciam privações na relação com a sociedade e Estado. As políticas públicas ainda são ineficazes, o atendimento, muitas vezes, se materializa por situações de violência institucional e apesar dos avanços o trabalho da rede socioassistencial requer atenção do poder público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marjory Furlan Rueda, Prefeitura Municipal de Castro-PR

Assistente Social, Prefeitura Municipal de Castro-PR e Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Silmara Carneiro e Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Assistente social, professora adjunta do Departameno de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Pós-doutoranda em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina

Publicado
2024-01-15