A educação como direito humano: análise a partir de uma perspectiva crítica

  • Savana Dayann Raulino Tomaz Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Palavras-chave: educação, direitos humanos, cidadania

Resumo

O presente estudo trata da educação a partir de uma perspectiva contextualizada da realidade social, tendo como objetivo analisar esse direito humano para além da ótica jurídica, ou seja, discutir o direito à educação considerando as limitações impostas pelas contradições do capitalismo. Baseada em um estudo bibliográfico, a pesquisa tem o materialismo histórico dialético como perspectiva teórico-metodológica. As referências utilizadas ajudaram a compreender a construção dos direitos humanos como um processo histórico permeado pelas desigualdades do capitalismo. Nesse contexto, enquanto o reconhecimento formal de direitos representa um ganho para a classe trabalhadora, sua materialização é um desafio a ser enfrentado

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Biografia do Autor

Savana Dayann Raulino Tomaz, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Servidora pública federal atuando na Universidade Federal Rural do Semi-Árido como assistente em administração. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Direitos Sociais da UERN (2018). Especialista em Direito Constitucional pela Faculdade Damásio de Jesus (2014). Graduada em Direito pela UERN (2013).

Publicado
2024-01-15