Serviço Social e Comunicação Pública: apontamentos sobre o caráter contraditório da modernização no acesso a direitos humanos

  • Kênia Augusta Figueiredo Universidade de Brasília- UnB
  • Daniel Ferraz Tavares da Cruz Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: Comunicação pública, Serviço Social, Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s, Projeto ético-político

Resumo

Este trabalho tem por objeto a reflexão acerca da comunicação como um direito humano, tendo por referência a conexão entre os princípios da Comunicação Pública e o Serviço Social por meio inclusive do projeto ético-político da profissão. Na perspectiva do materialismo histórico dialético tem-se percebido que a introdução das novas tecnologias de informação e comunicação – TIC’s, no atendimento social, potencializado especialmente pela COVID-19 tem gerado um afastamento entre os profissionais e usuários, promovendo contradições em relação ao acesso aos direitos.

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Biografia do Autor

Kênia Augusta Figueiredo, Universidade de Brasília- UnB

Assistente social, docente na Universidade de Brasília- UnB. Doutora em comunicação e mestre em Serviço Social e políticas sociais

Daniel Ferraz Tavares da Cruz, Universidade de Brasília (UnB)

Assistente social, funcionário público vinculado à Diretoria de Desenvolvimento Social da Universidade de Brasília. Mestre em Políticas Sociais

Publicado
2024-01-15