Desigualdades sociais e encarceramento em massa na realidade brasileira contemporânea

  • Gleyson Willian Silva Carneiro Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Rosilene Marques Sobrinho de França Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Palavras-chave: Estado, Desigualdades Sociais, Encarceramento em Massa

Resumo

O artigo analisa as desigualdades sociais e a ação do Estado através de processos de encarceramento em massa no Brasil, discutindo-se os seus desdobramentos na atualidade. A metodologia utilizada consistiu em estudo bibliográfico e documental, com reflexões sobre o atual contexto de ampliação do Estado Penal e de retração do Estado social, em face das medidas regressivas e dos cortes orçamentários no âmbito das políticas públicas. Os resultados produzidos mostram a ampliação do Estado Penal com a construção de prisões e aumento do número de pessoas encarceradas, sendo a maioria constituída por pessoas não brancas, pobres e moradoras das periferias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleyson Willian Silva Carneiro, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Acadêmico de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integrante da pesquisa “A ação do Estado no âmbito do sistema de segurança pública e de justiça para a população carcerária no Piauí”; voluntário do Programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV/UFPI) e do Projeto de Extensão “População em situação de Rua e Questão Social” (UFPI); integrante do Pet Serviço Social.

Rosilene Marques Sobrinho de França, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Bolsista de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do CNPq. Pós-doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora doutora do Departamento de Serviço Social (DSS) e do Programa de Pós-Graduação em Politicas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI); mestre e doutora em políticas públicas (UFPI); graduada em Serviço Social, Direito e História; coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Estado, Direitos e Políticas Públicas (GEDIPO); coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos e Pesquisa Sociedade, Direitos e Políticas Públicas (NUSDIPP); pesquisadora-membro do Núcleo de Pesquisa sobre Questão Social e Serviço Social; membro da Associação Latino-americana de Ciência Política (ALACIP). Áreas de interesse de pesquisa: Estado, assistência social, direitos humanos, violência, encarceramento, sistema prisional, família e gerações.

Publicado
2024-01-15