Os impactos ambientais da implantação do loteamento Verana na Área de Preservação Ambiental (APA) da Sabiaguaba, Fortaleza – CE

  • Jair de Oliveira Santos Neto Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Analine Maria Martins Parente Instituto de Geografia (IG/UFU)
  • Felipe César Augusto Silgueiro dos Santos Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP)
Palavras-chave: Impactos Ambientais, Sabiaguaba, Área de Proteção Ambiental, Loteamento

Resumo

O presente artigo busca identificar os impactos ambientais em decorrência da implantação do Loteamento Verana Fortaleza na Área de Preservação Ambiental (APA) da Sabiaguaba, Fortaleza (CE). Para isso alguns procedimentos foram essenciais como a realização de entrevistas, idas a campo e levantamento bibliográfico. Através desses procedimentos constatou-se que a implantação do empreendimento poderá causar impactos irreversíveis ao ecossistema e a biodiversidade local, como a impermeabilização do solo, diminuição do escoamento hídrico, mudanças de clima e impactos no desenvolvimento morfológico das feições costeiras. É imprescindível a conservação e proteção dessa área verde sendo de fundamental importância o processo de fiscalização e amparo pelos órgãos competentes do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jair de Oliveira Santos Neto, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Estudante de Geografia, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Analine Maria Martins Parente, Instituto de Geografia (IG/UFU)

Estudante de doutorado em Geografia, Instituto de Geografia (IG/UFU), Mestre em Geografia

Felipe César Augusto Silgueiro dos Santos, Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP)

Estudante de doutorado em Geografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP), mestre em Geografia

Publicado
2024-01-17