Negro, educação e ações afirmativas: ainda precisamos falar sobre isso

  • Ana Carolina Tavares de Mello Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Ações afirmativas, negro e educação, neoliberalismo, debate necessário

Resumo

O presente trabalho tem como problema central a análise do discurso de estagnação do debate frente às políticas de ação afirmativa referente ao negro no Brasil, com foco na educação. Apresenta como objetivo a análise deste discurso na atualidade e a (des)necessidade de manutenção destes debates. Como recurso metodológico, foi realizada pesquisa bibliográfica, perpassando pelas representações sociais do negro desde a abolição; o movimento negro brasileiro e a educação como direito humano fundamental em contexto de neoliberalismo de Terceira Via. A conclusão da pesquisa sugere a necessidade de constante debate acerca do tema, frente ao risco de retrocessos

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Biografia do Autor

Ana Carolina Tavares de Mello, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social, discente do programa de mestrado em educação da Universidade Estadual de Londrina desde 2018. Especialista em Gestão Social e graduada em Serviço Social também pela Universidade Estadual de Londrina

Publicado
2024-01-29