Lei 11.645/2008 no Ensino Fundamental: reflexos dos conflitos entre os Guarani e fazendeiros nas escolas do Oeste do Paraná - Brasil

  • Eloá Soares Dutra Kastelic Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Palavras-chave: Lei 11.645/2008 no Ensino Fundamental, Conflitos entre Guarani e Fazendeiros, Equipe pedagógica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o percurso de implementação da Lei 11.645/2008 em duas escolas não indígenas, de Ensino Fundamental, localizadas em Guaíra, Oeste do Estado do Paraná, no Brasil, onde o cenário principal é composto por conflitos entre fazendeiros e indígenas Guarani. Para tanto, realiza-se uma breve explanação sobre o contexto histórico e social da elaboração da Lei; depois, investiga-se quais as compreensões dos sujeitos que compõem o ambiente escolar, adotando como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa, a partir de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da investigação apresentam informações relevantes, permitindo fazer considerações que se encaminham para reflexões profícuas.

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Biografia do Autor

Eloá Soares Dutra Kastelic, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Docente, professora Adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Doutorado em Letras – Lingua e Cultura

Publicado
2024-01-29