A riqueza dos saberes populares: pela valorização das epistemologias não eurocentristas

  • Gabriel Lima Simões Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Palavras-chave: Epistemologia, Epistemografia, Indígena, Favela, Conhecimento

Resumo

A valorização dos saberes populares é uma prática que pouco se fez presente no processo histórico de construção da cultura brasileira. Desde o período colonial sempre se difundiu pelo país, inclusive nas escolas, as epistemologias eurocêntricas trazidas pelo colonizador. Este artigo se propõe a problematizar a não valorização das epistemologias dos povos historicamente ignorados no Brasil. Enfatizando os conceitos de epistemologia e epistemografia, faz-se uma reflexão sobre a necessidade de romper com estereótipos e reconher a riqueza epistemológica e o grande potencial para construção de conhecimento genuinamente brasileiro, sobretudo por parte dos povos indígenas e moradores de favelas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Lima Simões, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Doutorando em Políticas Públicas e Formaçção Humana, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Publicado
2024-01-29