Ações afirmativas e a política de reserva de vagas para afrodescendentes no ensino superior brasileiro

  • Admilson Antunes de Jesus Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Relações étnico-raciais, Desigualdades sócioraciais, ações afirmativas, reserva de vagas, ensino superior

Resumo

Este artigo tem como objetivos analisar as diversas interpretações sobre as relações étnico-raciais e aspectos sobre as desigualdades sócioraciais dos negros na realidade brasileira, bem como algumas iniciativas por parte do Estado brasileiro destinadas a enfrentar as desigualdades sócioraciais no ensino superior brasileiro. Este artigo pauta-se em pesquisa bibliográfica e possui o materialismo histórico dialético como método de abordagem. Neste estudo, foi possível concluir que essa temática seja melhor discutida na agenda pública, bem como o Estado e as instituições de ensino promovam ações para do resgate da identidade, igualdade de oportunidades e promoção da cidadania dos grupos socialmente discriminados.

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Biografia do Autor

Admilson Antunes de Jesus, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Assistente Social da Equipe de Proteção Social Básica Regional Centro Sul - Belo Horizonte/MG; Especialista em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós Graduando em Intervenção Psicossocial com Crianças e Juventudes em Risco; Pós Graduando em Gerontologia e Qualidade de Vida. Brasil

Publicado
2024-01-29