O ACESSO À UNIVERSIDADE COMO FORMA DE EMPODERAMENTO E PROMOÇÃO DA SAÚDE INDÍGENA

  • Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro UNIFRAN
  • Regina Célia de Souza Beretta UNIFRAN
Palavras-chave: acesso, universidade, saúde indígena

Resumo

O maior conflito para os povos indígenas ao longo do tempo se deu no aspecto biótico, uma vez que desde o primeiro contato, doenças e condições sociais os tornaram grupos vulneráveis e sujeitos à iniquidades em saúde (BRASIL, 2002). O movimento global pela Promoção da Saúde, desde 1988 tem a preocupação com promoção da saúde dos povos originais de todo o mundo e desde a Carta de Ottawa em 1986, apresentou como ação promotora da saúde, o conceito de empoderamento (OMS, 1988). Uma forma dos indivíduos e comunidades terem maior controle sobre sua própria saúde, se dá pela capacitação com recursos pessoais e sociais em saúde ou de outros setores. Este conceito também dialoga com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e com uma possibilidade de redução de desigualdades de diversos níveis (ONUB, 2018). O acesso das populações indígenas às instituições de ensino superior (IES) se alinha com o conceito de empoderamento tanto individual quanto coletivo, uma vez que possibilita uma ampliação da participação social destes povos, o fortalecimento das comunidades e identidades culturais indígenas através da autonomia e consequentemente uma redução das desigualdades. Este trabalho tem por objetivo fazer uma revisão integrativa sobre o acesso das populações indígenas às IES e compreender suas possíveis consequências e impactos para a Promoção da Saúde destas comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro, UNIFRAN

Cirurgiã Dentista, com atuação no sub-sistema de saúde indígena, atualmente doutoranda no Programa de Pós Graduação Promoção de Saúde – UNIFRAN

Regina Célia de Souza Beretta, UNIFRAN

Assistênte Social, docente/pesquisador Programa de Pós Graduação Promoção de Saúde –
UNIFRAN

Publicado
2024-01-29