Otimização Cognitiva e Sensorial no Adulto Idoso: A Experiência no Programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Unioeste/Campus de Toledo-PR

  • Roseli Odorizzi Unioeste Toledo-PR
  • Maria Aparecida Lopes Unioeste Toledo/PR
Palavras-chave: adulto idoso, estimulação sensorial e cognitiva, prevenção, qualidade de vida

Resumo

O artigo tem como objetivos trazer os resultados alcançados em relação as dificuldades cognitivas sentidas no cotidiano do adulto e idoso que participa no projeto “Memória e Terceira Idade” do Programa UNATI, no período 2011-2015. A metodologia utilizada se fundamenta no método Estudo de Caso na abordagem qualitativa de pesquisa combinada com a técnica da entrevista e observação participante. Os resultados apontam que a otimização cognitiva e sensorial, numa perspectiva multifatorial, contribui na prevenção e adiamento do declínio neuronal apontando que as condições de saúde e o estilo de vida possuem um papel fundamental no cotidiano do adulto e idoso

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Biografia do Autor

Roseli Odorizzi, Unioeste Toledo-PR

Mestre em Serviço Social e Política Social, Docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA/Curso de Serviço Social da Unioeste/Campus de Toledo-PR, Coordenadora e Autora do Programa da Universidade Aberta à Terceira Idade na Instituição, autora do Projeto Terceira Idade, Inclusão Digital e Educação Permanente

Maria Aparecida Lopes, Unioeste Toledo/PR

Acadêmica do Curso de Serviço Social da Unioeste/Campus de Toledo. Colaboradora no Projeto Terceira Idade, Inclusão Digital e Educação Permanente

Publicado
2024-02-01