A Formação Profissional em Serviço Social nos cursos presenciais: particularidades da realidade paranaense

  • Melissa Ferreira Portes Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Luciene Aparecida Barreiros Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Thaís Fernandes Ferreira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Natália Cristina Figueiredo Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Maria Clara Richter de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: serviço social, formação profissional, ensino superior, Paraná

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar um mapeamento dos cursos presenciais de Serviço Social no Brasil, com ênfase na realidade paranaense. Trata-se de pesquisa documental, através do levantamento e mapeamento das escolas que oferecem o curso de Serviço Social no Brasil por meio de consulta de dados disponibilizados pelo sistema e-MEC e dos dados do Censo da Educação Superior no Brasil de 2017. É possível identificar o perfil privatista da formação centrada no ensino. Dessa forma, vai se consolidando uma formação acrítica, despolitizada que fragiliza a produção do conhecimento e o investimento na educação pública.

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Biografia do Autor

Melissa Ferreira Portes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Departamento do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina-Pr. Doutora em Serviço Social e Política Social. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho Profissional- GEFORT.

Luciene Aparecida Barreiros, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social. Estudante de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Profissional em Serviço Social-GEPFOR

Thaís Fernandes Ferreira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social. Especialista em Serviço Social Serviço Social na Sociedade Contemporânea. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Profissional em Serviço Social- GEPFOR

Natália Cristina Figueiredo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social. Estudante do curso de Gestão Pública e do curso de especialização em Serviço Social Serviço Social. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho Profissional- GEFORT

Maria Clara Richter de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Estudante do curso de graduação de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Profissional em Serviço Social- GEPFOR

Publicado
2024-02-02