A produção de conhecimento sobre a formação profissional em Serviço Social: concepção de formação e as tendências presentes

  • Lorena Ferreira Portes Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Lorraine Fróis da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Renan Duarte da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Carolina Yumi Pavanelo Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: serviço social, formação profissional, tendências, diretrizes curriculares nacionais

Resumo

O artigo tem por finalidade apresentar os resultados parciais de pesquisas realizadas sobre a formação profissional em Serviço Social, tendo por delimitação os artigos publicados nos periódicos específicos da área do Serviço Social no período de 2000 a 2017. Um dos eixos descritivos foi a concepção de formação profissional expressa nas publicações. Assim, apresentam-se cinco tendências identificadas: a formação profissional e a afirmação do projeto ético-político; os desafios para a formação profissional; a natureza teórico-prática da formação profissional; os princípios da formação profissional expressos nas Diretrizes Curriculares Nacionais; as competências a serem desenvolvidas no processo formativo (teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Ferreira Portes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social, Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina- PR, Doutora em Serviço Social e Política Social

Lorraine Fróis da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social, Pós-Graduanda em Serviço Social: Competências Profissionais, Política Social e Práticas Contemporâneas pela Unifil/PR, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Profissional em Serviço Social- GEPFOR

Renan Duarte da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduando em Serviço Social na UEL, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho Profissional – GEFORT

Carolina Yumi Pavanelo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda em Serviço Social na UEL, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Profissional em Serviço Social- GEPFOR

Publicado
2024-02-02