Supervisão de Estágio em Serviço Social: seu significado a partir dos avanços da profissão

  • Maicow Lucas Santos Walhers UNESP/Franca
  • Gabrielle Stéphany Nascimento Sgarbi UNESP/Franca
  • Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira UNESP/Franca
Palavras-chave: serviço social, diretrizes curriculares, política nacional de estágio, estágio supervisionado, supervisão de estágio

Resumo

As Diretrizes Curriculares em Serviço Social preconizam o perfil profissional que se deseja formar a partir da direção social apontada pelo projeto ético-político. Esse entendimento parte da compreensão da natureza da profissão no mundo do trabalho tendo como norte o compromisso com a luta por uma nova sociabilidade, para além do capital. Esta particularidade instiga à refletirmos sobre a sobre a relevância do estágio supervisionado em Serviço Social enquanto espaço de síntese entre formação e exercício profissional. Neste processo, o estágio passa a ocupar um novo patamar e a supervisão se insere numa nova lógica curricular alicerçada no projeto ético-político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicow Lucas Santos Walhers, UNESP/Franca

Doutorando em Serviço Social do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – UNESP/Franca. Graduado e Mestre em Serviço Social pela UNESP/Franca. Especialista em Gestão de Organização Pública de Saúde – CEAD/UNIRIO. Membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Profissional em Serviço Social (GEFORMSS) e Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Dimensão Socioeducativa no Trabalho Social (GEDUCAS). Assistente Social no Núcleo de Apoio à Saúde da Familia (NASF) no município de Cássia (MG).

Gabrielle Stéphany Nascimento Sgarbi, UNESP/Franca

Doutoranda em Serviço Social do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – UNESP/Franca. Graduada e Mestre em Serviço Social pela UNESP/Franca. Membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Profissional em Serviço Social (GEFORMSS)

Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira, UNESP/Franca

Docente do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – UNESP/Franca. Membro do GT – Grupo de Trabalho da Política Nacional de Estágio da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (PNE/ ABEPSS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Profissional em Serviço Social (GEFORMSS).

Publicado
2024-02-02