Subjetividade e Saúde Mental: uma contribuição teórico-metodológica e técnico-operativa para o profissional de Serviço Social

  • Sabrina Regina Fiorelli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Fernanda Nunes da Rosa Mangini Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Palavras-chave: serviço social, subjetividade, prática profissional

Resumo

A construção desse artigo é fruto da realização do estágio em Serviço Social, onde desenvolveu-se um projeto interventivo intitulado: “Jornal do CAPS”, cujos processos trouxeram a tônica da subjetividade relacionada à prática dos Assistentes Sociais. Numa pesquisa teórico-bibliográfica, apresentam-se posições da palavra subjetividade, articulando-a à teoria marxista. Busca-se também, identificar os aportes teórico- metodológicos e técnico-operativos à intervenção dos Assistentes Sociais, como o trabalho com grupos e a técnica da apreensão das histórias de vida. Finalmente, analisa-se a emergência da subjetividade no desenvolvimento do grupo, relato de experiência que demonstra a relação da subjetividade com o objeto de trabalho desses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Regina Fiorelli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Fernanda Nunes da Rosa Mangini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Assistente Social. Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Publicado
2024-02-04