Infância e adolescência em Goiânia no século XX

  • Josiene Camelo Ferreira Antunes Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia- HUAPA
  • Daniela Kedna Ferreira Lima Hospital das Clínicas HC-UFG/EBSERH Goiânia
Palavras-chave: infância, adolescência, Goiânia, século XX

Resumo

Buscaram-se nesta breve pesquisa, alguns acontecimentos importantes que nortearam a infância e adolescência em Goiânia no século XX. Recorreu-se as pesquisas bibliográficas de alguns programas e projetos que existiram no século XX em Goiânia que versam sobre esta temática. Recorreu-se também as publicações, decretos e leis municipais que falam sobre a história da infância em Goiânia, os relatos e documentos são poucos, mais conseguem expressar como foi essa época na então Capital Goiana.Os relatos dos fatos, bem como datas foram pesquisados em duas dissertações de mestrado. Relata-se que em 1969 foi feita a recomendação de criação da Fundação Municipal de Desenvolvimento Comunitário-FUMDEC dentro do Plano de Desenvolvimento Integrado de Goiânia (PDIG), e sua efetiva instalação ocorreu em maio de 1974, em plena ditadura militar. Segundo Miguel (1989), esta Fundação buscava institucionalizar a assistência social em Goiânia desde meados da década 1970.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiene Camelo Ferreira Antunes, Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia- HUAPA

Assistente Social, Coordenadora da equipe de Serviço Social do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia- HUAPA. Especialista em Urgência e Emergência pelo Instituto Superior de Educação Ateneu - ISEAT (2018). Mestre em Serviço Social pela Potifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GOIÁS (2019)

Daniela Kedna Ferreira Lima, Hospital das Clínicas HC-UFG/EBSERH Goiânia

Assistente social, Residente multiprofissional em saúde em Urgência e Emergência no Hospital das Clínicas HC-UFG/EBSERH Goiânia (2019-2021). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Goiás/ Regional Catalão (2015). Especialização/Residência em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Federal de Goiás (2019)

Publicado
2024-02-06