Pesquisa de Vulnerabilidade Socioeconômica aplicada pelo DNIT nos programas de remoção e reassentamento

  • Cecília Pires Isaac Borges Woortmann ENAP-DF
  • Laura Maria Alves Vaz Martins DNIT
Palavras-chave: vulnerabilidade socioeconômica, deslocamentos compulsórios, infraestrutura viária

Resumo

O Departamento Nacional de Infraestruturas de Transportes, DNIT, amiúde necessita liberar áreas para execução de obras viárias. Quando essas áreas estão irregularmente ocupadas, primeiramente, é necessário aferir a situação socioeconômica dos atingidos, para então responder adequadamente à situação. A pesquisa básica de vulnerabilidade socioeconômica (PBVS) do DNIT foi elaborada para esse propósito em 2013 e aprimorada em 2018, tendo como inovações o sistema de pontuação e o parecer social. A pesquisa foi desenvolvida a partir de estudos, índices e legislações nacionais e é aplicada a ocupantes de imóveis residenciais ou comerciais. O artigo apresenta metodologia de elaboração e estrutura básica da PBVS.

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Biografia do Autor

Cecília Pires Isaac Borges Woortmann, ENAP-DF

Engenheira Florestal, Analista de Infraestrutura de Tranportes, mestre em manejo florestal da amazônia, cursando Especialização em Gestão de Políticas Ambientais, ENAP-DF

Laura Maria Alves Vaz Martins, DNIT

Engenheira Florestal, Analista de Infraestrutura de Tranportes/Coordenadora de Reassentamento, graduada em Engenharia Florestal

Publicado
2024-02-07