OS ADOLESCENTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS (DES)CAMINHOS QUE OS LEVARAM ATÉ A EJA

  • Carlos Roberto de Oliveira Prefeitura Municipal de Londrina
  • Wagner Roberto do Amaral Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: educação de jovens e adultos, políticas educacionais, adolescentes na EJA, violência da escola

Resumo

O presente estudo teve por objetivo sistematizar e analisar as compreensões dos adolescentes de 15 a 17 anos acerca de seu ingresso e permanência na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa exploratória- descritiva, que utilizou como instrumento de coleta de dados questionário semiestruturado e entrevista narrativa autobiográfica. Para a análise dos dados foi empregada a análise do conteúdo. Os resultados apontam que a matrícula na EJA desses adolescentes é multifatorial (econômica, social, violência da escola, social, etc ), sendo clara a negligência histórica do Estado na garantia aos direito à educação

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Biografia do Autor

Carlos Roberto de Oliveira, Prefeitura Municipal de Londrina

Assistente Social e professor na Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura Municipal de Londrina,
Mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina

Wagner Roberto do Amaral, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor Adjunto da Universadade Estadual de Londrina,no Programa de Pós graduação em
Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina, Doutor em Educação pela
Universidade Fedaral do Paraná;pós doutorado em Estudos Interculturais pela Universidad
Veracruzana(México) e em Educação Superior para Póvos Indígenas na Aamérica Latina pela
Universidad Nacional Três de Febrero(Argentina)

Publicado
2024-04-13