Demandas e respostas profissionais do trabalho do assistente social na educação básica no Amazonas

  • Shirley Vitória Teixeira de Menezes Secretaria Estadual de Educação do Amazonas
  • Viviane Gonçalves de Araújo Secretaria Estadual de Educação do Amazonas
  • Roberta Ferreira Coelho de Andrade Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Adriana Oliveira Freitas Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Palavras-chave: serviço social, trabalho profissional, educação básica, Amazonas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo evidenciar as demandas e respostas profissionais do trabalho dos assistentes sociais na educação básica no Amazonas. Para tanto, contextualiza a inserção dos assistentes sociais na educação básica no Brasil e destaca as demandas e respostas profissionais do trabalho dos assistentes sociais na educação básica no Amazonas. Para a sua construção, foram utilizados os resultados de duas dissertações defendidas nos anos de 2022 e 2023, no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS) da Universidade Federal do Amazonas, vinculadas ao Grupo de Pesquisa e Estudos de Serviço Social, Trabalho e Direitos na Amazônia (ESTRADAS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Vitória Teixeira de Menezes, Secretaria Estadual de Educação do Amazonas

Assistente Social, servidora estatutária da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas, lotada
na Coordenadoria Regional de Educação de Maués, Mestra em Serviço Social e Sustentabilidade na
Amazônia

Viviane Gonçalves de Araújo, Secretaria Estadual de Educação do Amazonas

Assistente Social, servidora estatutária da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas, Mestra
em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia

Roberta Ferreira Coelho de Andrade, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Assistente Social, professora associada do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-
Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do
Amazonas, bolsista produtividade em pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do
Amazonas (FAPEAM), doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia, pós-doutora em Serviço Social

Adriana Oliveira Freitas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Assistente Social, pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa ESTRADAS – Estudos de
Sustentabilidade, Trabalho e Direitos na Amazônia (PPGSS UFAM), especialista em Serviço Social e
Saúde

Publicado
2024-04-09