Compreender para proteger: as necessidades de crianças e adolescentes e a prevenção da violência

  • Andréa Pires Rocha Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Ana Beatriz Santos Pimentel Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Karima Omar Hamdan Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Paranavaí
  • Karine Barros de Melo Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • José Francisco dos Santos Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)
Palavras-chave: violência contra crianças e adolescentes, necessidades infantojuvenis, direitos

Resumo

O presente artigo objetiva abrir caminhos para a reflexão sobre a questão histórica da violência contra crianças e adolescentes, atrelando-a não somente àquelas violências mais visíveis, mas também a “violência silenciosa”: a omissão e negligência para com as necessidades infantojuvenis e que, se não atendidas, podem prejudicar seu desenvolvimento integral e saudável. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Concluiu-se que ter entendimento das necessidades de crianças e adolescentes pode contribuir como base na criação de políticas públicas eficazes na área da infância.

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Biografia do Autor

Andréa Pires Rocha, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

outora em Serviço Social e docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina
(UEL), atuando na graduação e na pós-graduação. Lider do Grupo CNPQ Aquilombando a Universidade,
coordenadora de projetos de pesquisa e extensão. Bolsista CNPQ – PQ2

Ana Beatriz Santos Pimentel, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social, discente no programa de Pós Graduação em Serviço Social e Política Social, na Universidade
Estadual de Londrina

Karima Omar Hamdan, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Paranavaí

Assistente Social, Docente do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Paraná -
UNESPAR/Paranavaí, Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade
Estadual de Maringá - UEM e Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Política Social da
Universidade Estadual de Londrina - UEL

Karine Barros de Melo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestranda Programa de Pós
Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

José Francisco dos Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Doutor em História pela PUC-SP, docente do Centro de Humanidades da UFOB – Universidade Federal do Oeste
da Bahia, atuando na graduação e na pós-graduação (Programa de Ensino e Programa de Ciências Humanas e
Sociais)

Publicado
2024-06-10