VIOLÊNCIA ARMADA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: PERFIL DOS AUTORES E DAS VÍTIMAS

  • Eduardo Cechin da Silva Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja
  • Jaina Raqueli Pedersen Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja
Palavras-chave: violência escolar, violência armada, violência de gênero

Resumo

Esta publicação tem por objetivo identificar o perfil dos autores e das vítimas da violência armada nas escolas brasileiras, com a finalidade de subsidiar o desvendamento do fenômeno por parte das/os assistentes sociais e profissionais da educação. Foi empregada pesquisa documental de jornais, sob abordagem qualitativa dos dados tabulados e analisados. Com uma amostragem de 80 publicações de jornais, foi possibilitado evidenciar a ocorrência de 40 episódios, com 44 autores, todos do sexo masculino, bem como, 193 vítimas, dessas 41,3% eram do sexo feminino. Constatou-se, por fim, a contribuição do trinômio capitalismo-racismo-patriarcado para este tipo de violência escolar.

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Biografia do Autor

Eduardo Cechin da Silva, Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja

Aluno de Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja,
bolsista PROBIC/FAPERGS do Laboratório de Estudos e Pesquisas Transfronteiriças em Cartografia
Socioambiental (LEPETRACS), voluntário na pesquisa “Violência armada: uma análise crítica do
fenômeno”

Jaina Raqueli Pedersen, Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja

Professora Associada da Graduação em Serviço Social e Professora Permanente do Mestrado
Acadêmico em Serviço Social e Proteção Social da Universidade Federal do Pampa - Campus São
Borja, mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul

Publicado
2024-04-16