As vivências na universidade sob a perspectiva de uma estudante Kaingang da pós-graduação no enfrentamento cotidiano do racismo

  • Gilza Ferreira de Souza Felipe Pereira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: educação superior indígena, acadêmicas indígenas, mulheres indígenas, racismo

Resumo

Este estudo resulta das experiências de uma pesquisadora Kaingang no diálogo com mulheres e acadêmicas Ava-Guarani, visando ampliar a visibilidade das trajetórias de estudantes indígenas, formadas por universidades públicas, num contexto de constituição de políticas de ações afirmativas. A pesquisa, qualitativa, abrange revisão bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo, resultando na dissertação de mestrado da autora. Destaca os desafios enfrentados pelas acadêmicas indígenas ao se tornarem pesquisadoras intelectuais, protagonistas, sujeitas e autoras de conhecimentos por elas produzidos, inaugurando um momento inédito na história dos povos indígenas brasileiros, contribuindo para fortalecer as lutas indígenas e promover novas estratégias de resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-04-18