A estratégica utilização do ensino à distância para expansão do ensino superior no Brasil: análise do curso de Serviço Social em 2022

  • Ingridilaine Carreiro de Oliveira Azevedo Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Fernanda Arruda de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)
Palavras-chave: ensino superior, ensino à distância, contrarreforma do Estado e Serviço Social

Resumo

Este artigo versa sobre a expansão do ensino superior no Brasil a partir de 1990 – marco da contrarreforma do Estado – e os rebatimentos da adoção do EaD no curso de Serviço Social. Assim, buscamos por meio do materialismo histórico marxista, dialogar sobre as principais implicações da expansão do ensino superior estrategicamente via Ensino à Distância e as problemáticas para o curso de Serviço Social que em 2006 vê-se inserido na lógica de massificação da formação profissional pela utilização do EaD. Para tanto, procuramos trazer, por meio da pesquisa documental, alguns dados para a análise da realidade contemporânea acerca da temática.

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Biografia do Autor

Ingridilaine Carreiro de Oliveira Azevedo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestranda do
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Serviço Social pela Universidade
Federal Fluminense

Fernanda Arruda de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Assistente Social pela Universidade Federal do Amazonas, mestranda do Programa de Pós -
Graduação em Desenvolvimento Regional e Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense

Publicado
2024-04-12