O perfil generalista nas Diretrizes Curriculares do Serviço Social: a perpectiva de totalidade e a abordagem da questão agrária

  • Camila Camargo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Franciele dos Santos Pinheiro Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Mailiz Garibotti Lusa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Palavras-chave: formação profissional, serviço social, perfil generalista, totalidade, questão agrária

Resumo

Trata sobre a formação em Serviço Social a partir do estudo sobre o perfil generalista nas Diretrizes Curriculares. O problema da pesquisa é a própria definição do perfil generalista, portanto, visa discuti-lo. É ensaio teórico, de caráter exploratório, fundamentado no método crítico dialético. Organiza-se em três sessões, que tratam sobre a totalidade como categoria fundante da formação; a forma pela qual a historicidade se materializa, conferindo a base para a abordagem da questão agrária, e o processo de adoção do perfil generalista. Ao final, sinaliza-se a importância de afirmar o perfil generalista, num quadro de indagações acerca da sua efetividade.

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Biografia do Autor

Camila Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Estudante de graduação no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa
Catarina (UFSC). Bolsista de Iniciação Científica no Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Terra,
Trabalho e Resistência

Franciele dos Santos Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Estudante de graduação no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa
Catarina (UFSC). Voluntária de Iniciação Científica no Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão
Terra, Trabalho e Resistência

Mailiz Garibotti Lusa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente social, docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa
Catarina (UFSC). Coordena o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Terra, Trabalho e
Resistência. Pós-doutora em Serviço Social

Publicado
2024-04-05