O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação na Política Nacional de Assistência Social brasileira

  • Maria Alcina T. Lins PPGSS/UFSC
Palavras-chave: Estado, tecnologia da informação e comunicação, política de assistência social

Resumo

Este texto busca apresentar como se desenvolveu o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na política de assistência social brasileira, sobretudo, a partir do processo de “modernização” da administração pública mediante a Reforma Gerencial do Estado e a proposta de implantação da Sociedade da Informação, enquanto estratégias para adequar as ações estatais às necessidades de valorização de capital, especialmente regidas pela lógica neoliberal. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental. Os estudos revelam o alinhamento do Estado e das políticas sociais ao processo de transformação digital na vida contemporânea em consonância com as diretrizes de Organismos Internacionais.

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Biografia do Autor

Maria Alcina T. Lins, PPGSS/UFSC

Doutora em Serviço Social (PPGSS/UFPE). Professora Adjunta da Faculdade de Serviço Social (UFAL). Líder
do Grupo de Pesquisa Serviço Social, Trabalho, Profissões e Políticas Sociais. Realizando estágio pós-doutoral
no PPGSS/UFSC

Publicado
2024-04-09