PREVISÕES SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NO PLANO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DO MUNICÍPIO DE TELÊMACO BORBA-PARANÁ

  • Marjorie Pelik Kempe Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Silmara Carneiro e Silva
Palavras-chave: acesso à educação, proteção social, adolescentes em conflito com a lei

Resumo

A inclusão educacional dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas é um elemento fundamental para a garantia da sua proteção social e lhes permite se desenvolver enquanto sujeitos de direitos na sociedade. Neste sentido, a pesquisa objetiva analisar o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo do município de Telêmaco Borba/Paraná, no que se refere às suas previsões sobre o direito à educação dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Esta foi desenvolvida em duas fases: a bibliográfica, se deu a partir da análise de conjuntura, a partir da qual se refletiu sobre o direito à educação no âmbito do atendimento socioeducativo e a documental, que analisou as previsões do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo do município de Telêmaco Borba, no que se refere ao direito à educação dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas do referido município. Ressalta-se, a partir dos resultados, a necessária e constante atuação em face da efetivação do direito à educação no âmbito dos serviços socioeducativos e que, para tanto, a intersetorialidade é um elemento que potencializa a garantia de direitos visando a proteção social integral dos referidos adolescentes nas esferas municipais.

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Biografia do Autor

Marjorie Pelik Kempe Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestranda do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Práticas Sociais – CNPQ. Graduada em Pedagogia pela UEPG e Licenciatura em Letras/Inglês pela UNIFATEB. Professora do Curso de Pedagogia da UNIFATEB

Silmara Carneiro e Silva

Professora do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da
Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade
Estadual de Londrina – UEL. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG. Graduada em Serviço Social pela
UEPG. Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Práticas Sociais - Cnpq

Publicado
2024-04-04