Desafios e possibilidades para a permanência de estudantes indígenas na Educação Profissional e Tecnológica a partir da experiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR)

  • Renata Pacheco Abreu Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Wagner Roberto do Amaral Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: educação profissional e tecnológica, educação superior indígena, permanência

Resumo

Este trabalho é fruto da parceria entre uma pesquisadora de Doutorado e seu orientador, que, instigados pela realidade vivenciada pela doutoranda, assistente social do Instituto Federal do Parana (IFPR), no atendimento aos estudantes indígenas, elaboraram o projeto de pesquisa aqui apresentado. A partir de revisão bibliográfica, evidenciamos elementos do referencial teórico construído até o momento. São dados sobre a presença de estudantes indígenas no ensino superior e sobre a produção acadêmica referente à educação profissional e tecnológica indígena. Apresentamos também informações sobre o IFPR, sua política de assistência estudantil e seu Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI).

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Publicado
2024-04-18