A criança como um sujeito de direitos: um olhar para a infância da criança migrante

  • Taila Angélica Aparecida da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Marta Regina Furlan de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: educação, imigração, infância, criança, direitos

Resumo

Este texto é fruto da pesquisa de doutorado em educação em andamento e das discussões do Grupo de Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O estudo objetiva-se refletir sobre a criança migrante como um sujeito de direitos, principalmente no que tange a uma educação de mais qualidade. A pesquisa justifica-se a partir do Programa de Atendimento ao Migrante, Refugiado e Apátrida do Município de Londrina – Paraná em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, e ao grande fluxo de migrantes que a região possui. A metodologia é um estudo bibliográfico e documental sobre o objeto de estudo. Como resultado, é preciso pensar em políticas públicas para o atendimento e acolhimento também das crianças, pensar a criança como sujeito de direitos.

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Biografia do Autor

Taila Angélica Aparecida da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de educação do município
de Cambé. Coordenadora de projetos da Cáritas Arquidiocesana de Londrina no projeto de Inclusão
Produtiva Modalidade II. Doutranda do Programa de Educação da Universidade Estadual de
Londrina

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação.
Universidade Estadual de Londrina. Pós-doutorado em Educação

Publicado
2024-04-10