Direito à educação enfraquecido e política penal e de morte fortalecida: o racismo estrutural que atinge a infância e juventude brasileira

  • Andréa Pires Rocha Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Ana Beatriz Santos Pimentel Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Karima Omar Hamdan Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Paranavaí
  • Karine Barros de Melo Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • José Francisco dos Santos Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB
Palavras-chave: racismo, infância, juventude, sistemas de produção, pacote anti-crime

Resumo

O artigo decorre da conexão de três pesquisas que dialogam entre si. Trazemos reflexões sobre as expressões do racismo que atinge a infância e juventude brasileira, demonstrando que a construção de sistemas de direitos mantém uma relação perversa com o racismo. Apresentamos uma síntese da construção dos sistemas de proteção voltados à infância e juventude no Brasil, na sequência demonstramos o quanto o racismo decide quem acessa esses direitos, quem vive e quem morre, a partir de dados recentes. Enfatizamos que a luta pela efetivação de direitos deve se dar situada nas lutas antineoliberais e antirracistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Pires Rocha, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Serviço Social e docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina
(UEL), atuando na graduação e na pós-graduação. Lider do Grupo CNPQ Aquilombando a Universidade,
coordenadora de projetos de pesquisa e extensão. Bolsista CNPQ – PQ2

Ana Beatriz Santos Pimentel, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social, discente no programa de Pós Graduação em Serviço Social e Política Social, na Universidade
Estadual de Londrina.

Karima Omar Hamdan, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Paranavaí

Assistente Social, Docente do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Paraná -
UNESPAR/Paranavaí, Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade
Estadual de Maringá - UEM e Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Política Social da
Universidade Estadual de Londrina - UEL

Karine Barros de Melo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestranda Programa de Pós
Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

José Francisco dos Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Doutor em História pela PUC-SP, docente do Centro de Humanidades da UFOB – Universidade Federal do Oeste
da Bahia, atuando na graduação e na pós-graduação (Programa de Ensino e Programa de Ciências Humanas e
Sociais)

Publicado
2024-06-20