Notas sobre a dimensão pedagógica dos Centros de Referência Especializados Para População em Situação de Rua

Autores

  • Renata Martins de Freitas Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – PPGCS/UFRRJ
  • Felipe Lameu dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Centro POP, Assitência Social, Dimensão Pedagógica

Resumo

O presente trabalho visa apresentar um estudo que buscou conhecer os momentos e alguns desafios para operacionalização da dimensão pedagógica nos Centros POP, tendo em vista o lugar e direcionamento insurgente indicado à política de assistência pelas autoras consultadas. Procedeu-se no estudo de algumas normativas relativas aos Centros POP e assistência social, de alguns dados do Censo SUAS 2015 e em revisão bibliográfica.Compreendemos que a dimensão pedagógica nos Centros POP podem ser materializadas em quatro momentos: nas intervenções junto a usuários/as, junto a trabalhadores/as, junto à população e junto à rede de serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Martins de Freitas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – PPGCS/UFRRJ

Assistente Social no Centro POP de Itaguaí/RJ. Especialista em Gestão Pública Municipal. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – PPGCS/UFRRJ.

Felipe Lameu dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor do Departamento de Educação Física da UFRRJ. Mestre em educação pela UFF. Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Publicado

2026-02-24