Família no serviço de transplante hepático

Autores

  • Analú dos Santos Lopes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Michelly Laurita Wiese Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Estado, Familismo, Saúde, Cuidado

Resumo

Este artigo analisa as repercussões do cuidado na família de usuários que se encontram em pós-operatório acompanhados pelo Núcleo de Transplante Hepático do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, no ano de 2016. O estudo é qualitativo, com caráter exploratório e análise de conteúdo materialismo dialético. A pesquisa de campo teve aplicação de entrevista semiestruturada para três famílias de usuários que se encontravam em pós-operatório de Transplante Hepático. Os resultados apontam que o NTH-HU/UFSC está alicerçado pela orientação político-estrutural, com centralidade na família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analú dos Santos Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde – Área de Concentração: Alta Complexidade – Serviço Social, vinculado ao Hospital Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC). 

Michelly Laurita Wiese, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar, Sociedade, Família e Políticas Sociais (NISFAPS).

Publicado

2026-02-24