AS MEDIDAS DAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL

INDICADORES OFICIAIS DE CONTROLE DA POBREZA

Autores

  • Jolinda de Moraes Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Denise Fank de Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Samia Machado Mustafa Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Questão social, vigilância socioassistencial, indicadores de pobreza

Resumo

Este ensaio trata as medidas das expressões da “questão social” analisando os sistemas de indicadores de pobreza e as fontes de dados utilizados no Paraná. Aborda o conceito de questão social relacionado a pobreza. Explica que, muito embora a Constituição Federal de 1988 tenha positivado a assistência social como política publica, o Estado foi retomou o conservadorismo e a “refilantropização”, atribuindo aos indivíduos a culpabilização pelas situações de pobreza, bem como seu enfrentamento. Os resultados levam a concluir que a vigilância socioassistencial e que os indicadores oficiais têm sido utilizados para o controle e reconhecimento daqueles em situação de pobreza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jolinda de Moraes Alves, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História pela UNESP. Coordenadora do Programa de Pós- graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Denise Fank de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Samia Machado Mustafa, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Pós- graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Publicado

2026-02-24