A recepção da sociologia de Émile Durkheim no Serviço Social: entre o reformismo secularizado, o conservadorismo e o tradicionalismo-confessional
Palavras-chave:
conservadorismo, serviço social, émile durkheim, tradicionalismoResumo
Este trabalho consiste em um estudo sobre a recepção do projeto sociológico de Émile Durkheim no Serviço Social. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e a análise documental. Nossa análise demonstrou que não há uma recepção direta da teoria sociológica durkheiniana no contexto do Serviço Social da década de 1940, embora seu arcabouço teórico- conceitual esteja presente de forma fragmentada e descontextualizada em alguns documentos e currículos, especialmente do Rio de Janeiro.
Downloads
Referências
BUENO, M. P.; PASSIANI, E. Émile Durkheim e o reino dos fins: considerações sobre a sociologia da moral. Novos Estudos - CEBRAP, v. 41, n. 1, p. 103–120, abr. 2022.
GUERRA, Y. A. D. Expressões do pragmatismo no Serviço Social: reflexões preliminares. Revista Katálysis, v. 16, n. esp., p. 39–49, 2013.
HILLESHEIM, J. Marxismo e Serviço Social: palestra do Professor José Paulo Netto. Revista Katálysis, v. 25, p. 661–674, 2022.
MARSOUD, Germaine; FARO, Stella. Plano de Currículo para o Curso de Serviço Social da Universidade do Brasil. Rio de Janeiro, 1941.
NETTO, José Paulo. O serviço social e a tradição marxista. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 30, p. 89-102, maio/ago. 1989.
OLIVEIRA, M. de. O Estado em Durkheim: elementos para um debate sobre sua sociologia política. Revista de Sociologia e Política, v. 18, n. 36, p. 125–135, jun. 2010.
PERES, J. R. P. A extinção da Universidade do Distrito Federal (UDF/RJ): o fim da utopia de formar professores de artes modernistas (1935-1939). Revista Brasileira de História da Educação, v. 23, p. e290, 2023.
PINHEIRO, Isolina. Plano de Currículo para o Curso de Serviço Social da Escola de Enfermagem e Serviço Social Ana Neri. Rio de Janeiro, 1943.
PINHEIRO, Isolina. Plano de Currículo para o Curso de Serviço Social da Universidade do Brasil. Rio de Janeiro, 1941. Original datilografado.
REISS, R. W. Integralismo (o fascismo brasileiro na década de 30). Revista de Administração de Empresas, v. 14, n. 6, p. 124–126, dez. 1974.
SILVEIRA, Theresita Porto. Plano de Currículo para o Curso de Serviço Social da Universidade do Brasil. Rio de Janeiro, 1941. Disponível em: Arquivo Gustavo Capanema, CPDOC/FGV.