SOCIOLINGUÍSTICA E LITERATURA: ENSINO DE VARIAÇÕES REGIONAIS NA OBRA MODERNISTA “O QUINZE”, DE RACHEL DE QUEIROZ

  • Kauana Scabori dos Santos
  • João Carlos Domingues dos Santos

Resumo

A presente trabalho busca lançar olhar investigativo às variações regionais presentes na obra “O quinze”, de Rachel de Queiroz. Na literatura marca-se a concepção regionalista e social devido à descrição da temática frente aos problemas no âmbito da sociedade, os quais assolaram a região do Nordeste, em 1915. Nosso objetivo é olhar para a língua enquanto contexto de uso e aplicada ao ensino. E estreitar os laços entre os campos dos saberes linguística e literatura, uma vez que “Assim como as pesquisas linguística de corrente sociovariacionista vieram a dar um novo rumo aos estudos da linguagem, a literatura modernista trouxe a lume uma nova maneira de perceber a língua, cujas funções estão atreladas a fatores lingüísticos [...]” (OLIVEIRA, 2009, p. 2). Utilizaremos como aporte teórico na compreensão e investigações da área sociolinguística a teoria de Tarallo (2002), além da teoria crítica literária de Bosi (1970).

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Publicado
2018-12-31