O Novo Ensino Médio: práxis pedagógica e diretrizes na disciplina de Oratória e Comunicação

  • Adalgiza Arantes Loureiro UEL
  • Felipe Rodrigues da Silva UEL
Palavras-chave: Novo Ensino Médio, estágio de Língua Portuguesa, vigilância de sujeitos

Resumo

Ao longo da realização da disciplina de estágio do curso de Letras Português da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no ano de 2023, cujo percurso foi um dos requisitos para o cumprimento da disciplina, pudemos observar a implementação de novas diretrizes na educação brasileira, como o Novo Ensino Médio. No que tange à disciplina de Língua Portuguesa, os documentos oficiais, através do Registro de Classe Online (RCO), determinaram todas as práticas a serem realizadas em sala de aula, desde a leitura de obras disponibilizadas em plataforma online para os alunos até as disciplinas a serem ministradas pelos professores, que doravante passarão a ser segmentadas em Língua Portuguesa, Redação e Oralidade e Comunicação, sendo nossa atuação centrada nessa última em duas turmas do segundo ano do Ensino Médio. Destarte, relatamos os reflexos resultantes dessa regulamentação e realizamos uma reflexão crítica fundamentada nas teorias de Foucault (1987), Althusser (1980) e Freire (1967).

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Referências

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Publicado
2023-11-03