O Novo Ensino Médio: práxis pedagógica e diretrizes na disciplina de Oratória e Comunicação
Resumo
Ao longo da realização da disciplina de estágio do curso de Letras Português da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no ano de 2023, cujo percurso foi um dos requisitos para o cumprimento da disciplina, pudemos observar a implementação de novas diretrizes na educação brasileira, como o Novo Ensino Médio. No que tange à disciplina de Língua Portuguesa, os documentos oficiais, através do Registro de Classe Online (RCO), determinaram todas as práticas a serem realizadas em sala de aula, desde a leitura de obras disponibilizadas em plataforma online para os alunos até as disciplinas a serem ministradas pelos professores, que doravante passarão a ser segmentadas em Língua Portuguesa, Redação e Oralidade e Comunicação, sendo nossa atuação centrada nessa última em duas turmas do segundo ano do Ensino Médio. Destarte, relatamos os reflexos resultantes dessa regulamentação e realizamos uma reflexão crítica fundamentada nas teorias de Foucault (1987), Althusser (1980) e Freire (1967).
Downloads
Referências
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. São Paulo: Boitempo, 2016.
DUARTE, André de Macedo; CÉSAR, Maria Rita de Assis. Negação da política e negacionismo como política: pandemia e democracia. Educação & Realidade, v. 45, 2021.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987. 288 p.
FREIRE, Paulo. Educação e conscientização. In: FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. p. 101-121.
FREUD, Sigmund. A negação (1925). In: FREUD, Sigmund. O Eu e o Id, autobiografia e outros textos (Vol. 16). São Paulo: Companhia das Letras (trabalho original publicado em 1923), 2011. p. 249-255.
PARANÁ. Secretaria da Educação (SEED). Novo Ensino Médio Paranaense. Portal Escola Digital Professor. Curitiba, PR: SEED/PR, 2023. Disponível em:
https://professor.escoladigital.pr.gov.br/nem. Acesso em: 16 maio 2023.
PARANÁ. Secretaria da Educação (SEED). RCO+Aulas. Portal Escola Digital Professor. Curitiba, PR: SEED/PR, 2023. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/rco_mais_aulas. Acesso em: 16 maio 2023.
WEINHEIMER, Gicele; WANDERER, Fernanda. O (novo) ensino médio na visão dos alunos: rastros da racionalidade neoliberal. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, 2021. p. 517-535.