Uma experiência em meio a incertezas: a afetividade no ensino híbrido
Resumo
O presente trabalho busca compreender a importância da afetividade no meio escolar, em especial na condição do ensino híbrido, e sua influência no desenvolvimento do aluno. O estudo discorrerá sobre a afetividade enquanto dispositivo pedagógico a partir dos relatos de docência exercida durante o programa de Residência Pedagógica no ano de 2021 e 2022. A afetividade esteve presente em pequenas ações, tanto por parte do professor preceptor quanto dos alunos, evidenciando que os laços criados tornavam o aprendizado mais prazeroso e, por consequência, mais eficiente, justificando a relevância deste relatório para o meio acadêmico. Ainda que a experiência de regência tenha ocorrido em maior parte no ensino híbrido, foi possível refletir sobre e praticar maneiras de se criar vínculos na relação docente-discentes.
Downloads
Referências
DAVIS, Cláudia. OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Psicologia na educação (Coleção Magistério. 2° grau. Série formação do professor). 2.ed. São Paulo: Cortez, 1994
FERREIRA, Aurélio Buarque. Novo dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1974.
FLORÊNCIA, Rutemara. A Importância da Afetividade da Aprendizagem dos Alunos, Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil. 2011. Disponível em: http://www.faceten.edu.br/lmportancia%20da%20afetividade%20na%20aprendizage m.pdf Acesso em: 12/02/2022
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREUD, Sigmund. A dinâmica da transferência (1912). Edição Standard Brasileira das Obras Completas, v. 12, p. 131-143, 1996.
GOLDANI, Andrea. TOGATLIAN, Marco Aúrelio. COSTA, Rosane de Albuquerque. Desenvolvimento, Emoção e Relacionamento na Escola. Rio de Janeiro: Epapers, 2010.
LA ROSA, Jorge (Org.); FERREIRA, Berta Weil; SANTOS, Bettina Steren dos; RIES, Bruno Edgar; RODRIGUES, Elaine Wainberg; ZANELLA, Liane; RAMOS, Maria Beatriz Jacques. Psicologia e educação: o significado do aprender. 9. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
STAM, Gilberto. Como funciona o cérebro do adolescente. In: Como funciona o cérebro do adolescente. 234. ed. Revista Educação, 17 nov. 2006. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2016/11/17/como-funciona-o-cerebro-do-adolescente/ Acesso em: 28 fev.2022.